10 motivos para treinar Jiu-jitsu brasileiro
1 - O jiu-jitsu ajuda na depressão e na ansiedade
O Jiu-Jitsu brasileiro é uma ótima maneira de ficar em forma, mas também é uma pratica poderosa para melhorar o estado mental de alguém. Muitas pessoas pensam no jiu-jitsu como simplesmente uma atividade física, mas ele também pode ser usado para ajudar na depressão e na ansiedade. A disciplina de aprender a controlar seu oponente tem mostrado melhorar a auto-estima e os conflitos emocionais, liberando dopamina e serotonina, componentes essências para o bem-estar.
2- Ajuda a aumentar a autoconfiança e a auto-estima
Uma das maiores vantagens de praticar o Jiu-Jitsu brasileiro é que ele pode ajudá-lo a desenvolver a autoconfiança e a auto-estima. Quando você se torna melhor em uma nova habilidade, como o BJJ, você se sentirá melhor sobre si mesmo. Você terá a coragem de experimentar coisas novas em sua vida cotidiana. Por exemplo, se em sua cidade organizam uma gincana ou qualquer atividade física competitiva, você se sentira mais confiante e seguro em participar, sabendo que não cometera erros bobos tão temidos por adultos, por passar por constrangimentos. A prática do Jiu-jitsu lhe dará mais confiança e facilitará a sua participação em eventos como estes, sem medo de constrangimento ou fracasso!
3 - Defesa Pessoal
O Jiu-Jitsu é uma excelente maneira de aprender defesa pessoal. Você pode usar suas habilidade para se defender de uma variedade de possíveis ataques criminosos. Durante uma aula de Jiu-Jitsu, principalmente na Academia Invictus que ensinam defesa pessoal, você aprenderá como enfrentar situações de perigo contra sua vida em seus pontos mais vulneráveis e usar a alavancas contra eles a fim de fugir ou neutralizar o perigo. As técnicas que você aprende são inestimáveis quando chega a hora de se defender contra alguém que quer lhe fazer mal; elas ajudarão a ficar longe do perigo e, ao mesmo tempo, vai reduzir a capacidade de causar ferimentos graves.
4 - Ajuda a perder peso
O jiu-jítsu é uma ótima maneira de perder peso e mantê-lo em forma para ficar confortável na hora de tirar uma selfie ou uma foto com seus amigos. Ao treinar, você estará queimando calorias a um ritmo elevado por causa da intensidade do treino. Você também aprenderá a controlar sua respiração ao se exercitar para que não sofra com as consequências de uma má administração do seu folego. A pratica do jiu-jitsu exige de muita energia, muitas das vezes o atleta precisa superar seus limites na hora de uma luta, como chamamos "o rola".
5 - Desenvolve a Disciplina
O Jiu-Jitsu é uma arte marcial que contem defesa pessoal, luta de chão, quedas e submissão. Para ter sucesso neste esporte, você tem que ter condição física, resistência mental e disciplina, mas tudo isto pode ser adquirido com treino e dedicação.
A disciplina em si é um componente chave do jiu-jítsu. O jiu-jítsu requer dedicação e foco porque leva tempo para se ter os resultados desejados, como finalizar um oponente no rola ou executar uma queda. Por exemplo, se você quiser treinar com alguém que pratica jiu-jitsu há anos, você não terá nenhuma chance contra ele, pois esse atleta carrega anos de disciplina e experiência. O jiu-jitsu é uma das artes mais justas que existe, pois nela se destaca quem mais treina e se dedica.
6 - É uma maneira divertida de se exercitar
Vamos ser honestos. Você não quer ir à academia fazer musculação, não quer correr em uma esteira ou levantar pesos o dia todo, e definitivamente não quer passar seu tempo livre correndo na rua, mas você sabe que precisa se manter ativo em prol de sua saúde. É aí que entra o jiu-jitsu brasileiro!
O BJJ é uma excelente maneira de ficar em forma enquanto se diverte. Ele pode ser jogado por pessoas de qualquer idade e de qualquer nível físico, embora possa levar algum tempo até que seu corpo se acostume a rolar com alguém com o dobro do seu tamanho! o jiu-jitsu vai te proporcionar muita diversão, sempre e quando esteja disposto a não se preocupar em ser finalizado por algum colega.
7 - Melhora o foco, a memória e a habilidade de resolução de problemas
O Jiu-Jitsu melhora a concentração e o foco, ele é um esporte complexo, que requer treinamento do corpo, da mente e do espírito. O treinamento exige que você esteja totalmente presente no momento, é impossível você treinar e ficar pensando nos problemas que teve no dia, ele vai te exigir foco total no treino. Você aprenderá como se defender de ataques, se movimentar adequadamente conforme o rola vai acontecendo. A capacidade de um atleta de se concentrar em uma coisa de cada vez em seu dia a dia, melhorará muito com o treinamento do Jiu-jitsu.
Além disso, a arte suave ensina aos alunos como lidar com problemas, dividindo-os em partes menores que podem ser facilmente analisadas ou resolvidas através de processos lógicos. Este tipo de solução de problemas ajuda a construir uma mente forte e ajuda a construir confiança ao enfrentar desafios na vida fora do treinamento de jiu-jitsu.
8 - Melhora a postura, força e flexibilidade
Por causa da natureza do esporte, você estará trabalhando em várias posições que o forçam a usar os músculos de maneiras diferentes do habitual. Isto ajudará a fortalecer esses músculos, além de dar-lhes uma melhor amplitude de movimento.
Além disso, o treinamento também melhora a flexibilidade e a coordenação, forçando os alunos a aprender como mover seu corpo de maneiras que não são familiares ou difíceis para eles no início. À medida que eles se tornam mais confortáveis com estes movimentos ao longo do tempo, eles descobrirão que seus ganhos com o Jiu-Jitsu brasileiro são aplicáveis em muitas áreas da vida!
9 - Você vai fazer amigos para a vida
A melhor parte do Jiu Jitsu é que você fará amigos para toda a vida. A arte do Jiu-Jitsu é um esporte de equipe, e cada aula que você frequente você terá a chance de conhecer diferentes tipos de pessoas. Você conhecerá estudantes de todas as idades, raças e etnias que compartilham sua paixão por aprender novas técnicas e melhorar a cada aula.
10 - É como um jogo de xadrez com seu corpo como peças
O jiu-jitsu é um jogo de xadrez onde as peças são seu corpo. Você precisa ser capaz de mover seus braços e pernas de maneiras diferentes, ou então você vai ser esmagado por alguém que possa fazer melhor.
Uma parte fundamental do treinamento em artes marciais é aprender como responder rápida e eficientemente quando atacado. Isto significa que, ao treinar, você estará desenvolvendo a memória muscular para não apenas se mover rapidamente, mas também como fazer um ataque em situação desconfortável e poder mudar o rola.
Em fim
Espero que esta lista o tenha ajudado a entender porque o Jiu-Jitsu é uma coisa tão boa de se praticar. É uma ótima maneira de se exercitar, ajuda a perder peso e pode até mesmo ajudar a melhorar sua postura, se feito corretamente. A melhor parte do Jiu-Jitsu é que ele é algo que todos podem fazer independentemente da idade ou tipo de corpo, porque não há requisitos especiais para participação! Se eu tivesse sabido disso mais cedo na vida, teria começado a treinar muito mais cedo!